Como os recrutadores usam as redes sociais

Tópicos em 'Plataformas de divulgação' iniciados por FisioZone, 29 Mar 2015.

  1. FisioZone

    FisioZone Administrador

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    Cada vez mais as redes sociais fazem parte da nossa vida. Por vezes até chegamos ao ponto de ser a primeira coisa que fazemos ao levantar e a última antes de dormir. Mas de que modo podem afetar a nossa vida profissional?
    Noventa e um em cada 100 recrutadores utiliza as redes sociais como pré-selecção dos candidatos, não só para conhecerem o seu percurso profissional mas para verem se a personalidade se encaixa na cultura da empresa. Destes 76% usa o Facebook, 53% o Twitter e 48% o LinkedIn.

    Quando é que os recrutadores utilizam as redes sociais?
    47% afirmou pesquisar informação sobre o candidato logo após receber a candidatura
    27% procura o candidato nas redes sociais após o contacto inicial
    15% após uma conversa detalhada
    7% afirma não utilizar as redes sociais para fazer uma pré-selecção dos candidatos
    4% indica que apenas o faz antes de oficializar a oferta de emprego

    Qual a taxa de rejeição dos candidatos?
    69% dos recrutadores já rejeitou candidatos por conteúdo constante nas redes sociais
    26% afirma que ainda não rejeitou qualquer candidato por este motivo
    5% não utilizam as redes sociais para pré-seleccionar potenciais funcionários

    Porque é que os recrutadores rejeitaram os candidatos?
    Mentiu sobre as suas qualificações: 13%
    Colocou fotografias inapropriadas nas redes sociais: 11%
    Fez comentários inapropriados: 11%
    Comentou negativamente o empregador anterior: 11%
    Não sabe comunicar: 11%
    Fez comentários discriminatórios: 11%
    Colocou conteúdo sobre a utilização de drogas: 10%
    Colocou conteúdos sobre ingestão de bebidas alcoólicas: 9%
    Partilhou informação confidencial relativa ao anterior empregador: 7%

    O que fez com que contratassem os candidatos?
    As redes sociais deram uma boa impressão da personalidade do candidato, o que demonstrou que se encaixaria bem na cultura da empresa: 39%
    O perfil demonstrou que o candidato é criativo: 36%
    O perfil reforçou as suas qualificações profissionais: 36%
    O candidato tinha boas referências escritas por outros profissionais (ex: referências do LinkedIn): 34%
    O candidato demonstrou capacidade de comunicação: 33%
    O perfil demonstrou que o candidato é versátil: 33%
    Candidato recebeu prémios e louvores: 24%

    Então vai ! Corre e verifica se as tuas redes sociais estão recrutador-friendly ;)

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