Erasmus em Fisioterapia - Carla Faria

Tópicos em 'Na zona de...' iniciados por FisioZone, 12 Apr 2015.

1. FisioZone

FisioZone Administrador

Sou estudante do 3º ano da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e neste momento encontro-me a fazer Erasmus em Riga, Letónia, na “Riga Stradins University” (RSU). Porquê a Letónia? De entre todas as opções disponíveis sempre pareceu a melhor oferta e a mais aventureira.

Sempre gostei de viajar, conhecer novos lugares, culturas, pessoas, mentalidades, hábitos e aventurar-me 3 meses num país completamente diferente do meu pareceu-me o melhor caminho a seguir.

O sistema de ensino é muito diferente em Riga. Muito mais prática clínica, visto que os alunos têm as aulas práticas nos hospitais e podem abordar as diferentes patologias à medida que tenham contacto com os doentes e acompanhem o seu processo.

Eu estou a fazer Erasmus em plano de estágio, ou seja, 3 meses divididos por 3 hospitais distintos.

O primeiro local de estágio foi o Hospital Traumatológico e Ortopédico, no qual tive a oportunidade de assistir a cirurgias e acompanhar os doentes logo após as mesmas. Neste primeiro estágio tive um maior contacto com a área músculo-esquelética, intervim no exame e tratamento de variadas patologias como rutura do ligamento cruzado anterior, fratura da cabeça do rádio, prótese da anca e dor lombar. Tive a oportunidade de acompanhar os doentes que falavam inglês o que facilitava a minha tarefa. Elaborei um trabalho sobre uma patologia músculo-esquelética ao meu critério de modo a aprofundar ainda mais o meu conhecimento.