Índice de Barthel validado Portugal

Tópicos em 'Dúvidas e Questões em Geral' iniciados por Regina, 14 May 2008.

1. Regina

Regina Membro

Bom dia,

Estou a realizar um estudo acerca das AVD's em idosos e não consigo ter acesso ao Índice de Barthel validado para a população Portuguesa...

Será que alguém me pode ajudar p.f.?

Obrigado!

Cumprimentos,

Regina
  2. cpcr

cpcr Membro

Ola. Conseguiste alguma coisa sobra a sua validação (Indice)?
    Se sim, será que me podes indicar onde? (refª, site, fonte, etc) ou até mm enviar-m o q conseguist?
    Tb ando à procura e n consigo encontrar.
    Obrigada
  3. joanapais1

joanapais1 Membro

Caros colegas... aquilo q eu sei acerca da escala de Barthel é que foi validada e adapatada á população portuguesa, em 1995 e 1998, pelos Fisioterapeuta Paulo Lima e pelo Fisioterapeuta Ricardo Loução, respectivamente (Alcoitão). A última versão deste instrumento (1998) é, tal como a maioria dos instrumentos de medida, baseado numa escala ordinal, sendo constituído por duas partes que se subdividem em 15 itens na totalidade, sendo que à primeira corresponde o nível de autonomia (9 itens) e à segunda o nível de mobilidade (5 itens). O score de 100 é o máximo que se pode obter, correspondendo este valor a um elevado grau de independência. Esta pontuação está subdividida em duas partes, anteriormente referidas, em 53 e 47 valores respectivamente. Os valores entre 60 e 61 são estipulados como sendo o limiar entre a dependência e a independência funcional dos indivíduos.

Deixo em anexo a escala :wink:!
    Espero ter ajudado!

Ficheiros Anexados:

Last edited: 6 Aug 2008
  4. thedasuter

thedasuter Membro

Sabes se esta validação serve no Brasil também?
    obrigada!
  5. Olá, gostaria se possível da referência bibliográfica ... da escala original e da escala validade em português e ... informação de como utilizar...?!

Obrigada!
    :smile:
  6. phys_ft

phys_ft Membro

ola!
    gostaria de saber com URGÊNCIA bibliografia que documente o limiar de dependência e independência segundo a escala de Barthel modificada.

podem enviar para:

gui60@sapo.pt

muito obrigada!
  7. jrosado

jrosado Membro

Boa Noite, estou a realizar um estudo de investigaçao acerca da mobilidade das pessoas idosas internados no Hospital. Estou com problemas para encontrar a escala de Barthel modificada ( pontoaçao de 0-20) e o artido o estudo onde foi validada para Portugal. Alguem me pode ajudar. Obrigado
  8. animação

animação Membro

OLÁ,estou a iniciar um trabalho num lar de idosos, tenho que fazer actividades físicas com eles, tenho um grupo semi-dependente e outro dependente, não sei o que devo fazer com eles, alguém me pode ajudar com exercícios adequados?
    agradecia imenso. augusta
  9. ninita83

ninita83 Membro

Ola a todos!! Gostava de ter acesso á escala de BARthel pois estou a fazer um trabalho relacionado c os graus de dependencia nos idosos c demencias e precisava da escala validada. Sera q algume m pode ajudar?? Beijinhos
  10. Fraga

Fraga Membro

11. wirsung

wirsung Membro

Andei a procura dos instrumentos de medida MOS SF-36; [FONT=&quot]Escala de Borg (Modificada); [/FONT][FONT=&quot]Questionário de Aptidão para a actividade física (modificado) (DGS)[/FONT]. Alguém me pode dizer onde posso encontrar ou procurar?
  12. Marcialves

Marcialves Membro

Boa noite, tambem estou a fazer um trabalho de investigação e gostaria de utilizar o indice de barthel. Só que nao consigo adquirir um contacto de um autor para pedir autorização da utilização do indice

Alguem me pode ajudar???
  13. Marcialves

Marcialves Membro

Boa noite, tambem estou a fazer um trabalho de investigação e gostaria de utilizar o indice de barthel. Só que nao consigo adquirir um contacto de um autor para pedir autorização da utilização do indice

Alguem me pode ajudar???
  14. Fraga

Fraga Membro

Olá não sei se vais conseguir falar com o senhor Barthel mas aqui vai um artigo da Revista de Saúde Pública com a validação do Índice de Barthel. Espero que seja utíl.

Ficheiros Anexados:

15. fisioju

fisioju Membro

Olá queria saber qual é a diferença entre a escala de barthel e barthel modificada?
  16. kinas91

kinas91 Membro

Partilhar esta página