Para os Brasileiros que queiram ir para França

Tópicos em 'Assuntos Laborais' iniciados por FERNANDES, 18 Nov 2010.

1. FERNANDES

FERNANDES Membro

Sei que há brasileiros a querer ir para França e que pensam em fazer a aceitação do diploma em Portugal...nada mais errado.

Se fizeram a aceitação do diploma em Portugal fica aceite só aí, e não para o resto da Europa.

Para ser aceite em França terá de aí ser pedido.

Isto lembra uma historia dum hospital que eu visitei e o Director me contou se eu tinha "autorização de exercicio" pelo ministerio françês dado eu ter diploma Português.

Eu disse que sim, ele me respondeu que tinha tido uma fisio brasileira que fez o reconhecimento em Portugal mas depois não lhe deram a autorização em França.

----------

Há um acordo europeu de aceitação dos diplomas quando estes são de formações universitárias feitas na Europa.

Não há acordo europeu para formações universitárias feitas fora da europa, mas que foram reconhecidas num estado membro.
  2. lunetoelisa

lunetoelisa Membro

Ola fernandes , voce esta equivocado, eu sou brasileira,trabalho em frança ,foi dificil sim mas é possivel.
  3. JackieRangel

JackieRangel Membro

Então afinal existe uma porta...
  4. JackieRangel

JackieRangel Membro

Já agora, qual foi a barreira burocrática que conseguiste ultrapassar???
    Também sou brasileira, estudei no Brasil e gostava de obter essa informação...
  5. lunetoelisa

lunetoelisa Membro

Olha nao foi facil nao, eu entreguei minha autorizaçao de trabalho em portugal, todos os meus diplomas e historico da faculdade bem detalhado traduzido por um tradutor oficial , mandei tudo por carta recomendada, apos eu recebi correio a saber quem era o responsavel por meu docier apos isso eu passei meses ligando todos os 15 dias para ele a cobrar uma resposta, e apos 19 meses saiu, e é claro eu tinha que ter um sejur valido aqui para poder começar a trabalhar, mas saiu .
  6. JackieRangel

JackieRangel Membro

Obrigada pela resposta colega, muito embora não tenha ficado bem claro, talvez seja a pressa...mas deu pra entender que é possível, embora seja demorado...
  7. lunetoelisa

lunetoelisa Membro

desculpa foi mesmo as pressas pois estou no trabalho vou ensaiar de te dar mais detalhes no fim de semana
  8. JackieRangel

JackieRangel Membro

Aguardo ansiosa! :)
    Eu queria mesmo era saber se vc pediu equivalência numa faculdade portuguesa ou se vc pediu o reconhecimento do seu diploma através do ministério da saúde português, para só depois pedir autorização ao ministério da saúde francês, ou seja antes de ir pra frança vc pediu homologação da faculdade ou reconhecimento da acss?
  9. lunetoelisa

lunetoelisa Membro

olha eu nao fiz equivalencia nao, pedi apenas o reconhecimento pelo ministerio de saude portugues e eles me deram uma carta reconhecendo a igualdade do diploma eu fiz a tradiçao
    desta carta e anexei no processo mas eu trabalhei 8 anos em portugal antes.
  10. JackieRangel

JackieRangel Membro

Muito obrigada!!! Era essa minha dúvida! Meu diploma está em fase de reconhecimento, devo ter a resposta daqui há mais ou menos 1 mes...eu trabalho em Portugal há 5 anos...
    Mais uma vez muito obrigada!
  11. lunetoelisa

lunetoelisa Membro

se voce tiver a equivalencia do diploma vai ser mais facil ainda, mas envia tudo para a frança, bem traduzido oficialmente e vai conseguir, depois que eles liberaram o meu ha um precedente e fica mais facil. vai a luta porque vale a pena trabalhar aqui.
    Boa sorte
  12. JackieRangel

JackieRangel Membro

Muito obrigada pelo entusiasmo...realmente trabalhar como Fisio em Portugal não vale mesmo a pena...o q é pena...mas não há condições de fazer pós-graduações, atualizações, congressos com o que se paga aqui...um Fisio aqui que consegue emprego (afinal está cada vez mais difícil) só consegue receber pelo trabalho o menos que suficiente pra sobreviver, investir na carreira com esses ordenados é impensável.

Já agora, vc foi pra França através de uma agência de recrutamento? Ou foi sozinha e tratou pessoalmente de toda papelada?
  13. elyenaif

elyenaif Membro

Perdão por reedirecionar o diálogo para outro ponto. Estou em fase de conclusão do curso de fisioterapia aqui no Brasil e
    uma das minhas metas é trabalhar em portugal. Tenho um bom conhecimento em áreas diversas, principalmente em fisioterapia
    respiratória, pediátrica e geriátrica. Gostaria de saber quais passos são necessários para eu poder trabalhar em portugal. Agradeço desde já.
  14. lucianalima

lucianalima Membro

Elyenaif, não sei se ainda pensa em vi para Portugal, mas digo que trabalhar aqui como Fisioterapeuta não está nada fácil e o que se paga é realmente MUITO pouco. Para além disto, os cursos, actualizações, pós graduações, mesmo na faculdade pública, são pagos e não são nada baratos. Não dá para pagar com o que se ganha, pois ganha-se mal para pagar as contas no fim do mês.
    Grande parte dos portugueses actualmente, especialmente os jovens, pensam ou já estão emigrando, em busca de melhores condições de trabalho. Muitos vão para França, EUA, Angola e Brasil. Vi uma reportagem de Dezembro 2011 que nos últimos 6 meses o Brasil tinha concedido mais de 55 mil novas autorizações de residência para nacionais portugueses.
    Não sei se ainda pensa em vi para Portugal, mas recomendaria repensar seu destino de eleição.
    Abraço
  15. felipefurtado

felipefurtado Membro

boa noite, sei q este forum ja tem tempo. gostaria de me atualizar sobre como posso trabalhar legalmente na frança. teria como tentar o processo diretamente do brasil? sem passar por portugal?

Partilhar esta página