Olá a todos! Alguem tem conhecimento sobre o que é uma Tenorrafia do Tendão Quadricipital? Nao consigo encontrar informaçao sobre esta patologia e até agora ninguem me conseguiu ajudar... Muito obrigado*
Olá Alexa Segundo a minha pesquisa a Tenorrafia não é uma patologia mas sim uma operação cirurgica, que, pelo que vi, é bastante comum nos tendões do punho (em particular flexores palmares e extonsores do punho). Não sei se este é um termo correcto em português de Portugal, pois tudo que encontrei era brasileiro ou italiano. De qualquer maneira segundo o que pude apurar deixo aqui algumas informações que fui compilando. Defenição: É a reparação cirurgica, por sutura, de um tendão rompido ou seccionado Princípios: 1) Objectivo das técnicas de tenorrafia - consistem em minimizar a formação de aderências e promover o restauro da máxima função possível do deslizamento do tendão 2) Procedimento - o melhor tratamento para a ruptura recente do tendão é o posicionamento acurado das suas pontas, sem tensão, até a cicatrização estar completa (tenorrafia término-terminal primária). As incisões cutaneas não são praticadas directamente sobre o tendão, evitando a aderência sobre o local de cirurgia do tendão 3) Sutura - a técnica de sutura para a tenorrafia deve promover pouca danificação tecidual, usando o mínimo material de sutura possível, desde que este seja suficiente para a sustentação dos segmentos, e acarretando um compromisso mínimo da microcirculação do tendão. Principais Complicações: 1- deiscência da sutura 2- infecções 3- excessiva formação cicatricial, provocando aderências 4- Atrofia muscular acentuada View attachment tenorrafia.bmp Tenorrafia com sutura de Kessler Espero que seja elucidativo Um abraço :biggrin:
Uma daquelas situações que ouvi falar nos tempos de estudante, mas que ainda não me apareceu de frente! Alexa, tem algum paciente com esta intervenção?! Penso que seria interessante partilhar a sua experiência com a comunidade! Abraço!