Tenorrafia do Tendao Quadricipital

Tópicos em 'Dúvidas e Questões em Geral' iniciados por alexa, 4 Mar 2006.

1. alexa

alexa Membro

Olá a todos!
    Alguem tem conhecimento sobre o que é uma Tenorrafia do Tendão Quadricipital? Nao consigo encontrar informaçao sobre esta patologia e até agora ninguem me conseguiu ajudar... :confused:

Muito obrigado*
  2. Ricky

Ricky Membro

Olá Alexa

Segundo a minha pesquisa a Tenorrafia não é uma patologia mas sim uma operação cirurgica, que, pelo que vi, é bastante comum nos tendões do punho (em particular flexores palmares e extonsores do punho).
    Não sei se este é um termo correcto em português de Portugal, pois tudo que encontrei era brasileiro ou italiano.
    De qualquer maneira segundo o que pude apurar deixo aqui algumas informações que fui compilando.

Defenição: É a reparação cirurgica, por sutura, de um tendão rompido ou seccionado

Princípios:
    1) Objectivo das técnicas de tenorrafia - consistem em minimizar a formação de aderências e promover o restauro da máxima função possível do deslizamento do tendão
    2) Procedimento - o melhor tratamento para a ruptura recente do tendão é o posicionamento acurado das suas pontas, sem tensão, até a cicatrização estar completa (tenorrafia término-terminal primária). As incisões cutaneas não são praticadas directamente sobre o tendão, evitando a aderência sobre o local de cirurgia do tendão
    3) Sutura - a técnica de sutura para a tenorrafia deve promover pouca danificação tecidual, usando o mínimo material de sutura possível, desde que este seja suficiente para a sustentação dos segmentos, e acarretando um compromisso mínimo da microcirculação do tendão.

Principais Complicações:
    1- deiscência da sutura
    2- infecções
    3- excessiva formação cicatricial, provocando aderências
    4- Atrofia muscular acentuada

View attachment tenorrafia.bmp Tenorrafia com sutura de Kessler

Espero que seja elucidativo
    Um abraço :biggrin:
  3. alexa

alexa Membro

Muito obrigado pela ajuda:wink: **

4. Fportela

Fportela Membro

Uma daquelas situações que ouvi falar nos tempos de estudante, mas que ainda não me apareceu de frente!
    Alexa, tem algum paciente com esta intervenção?! Penso que seria interessante partilhar a sua experiência com a comunidade!

Abraço!

Partilhar esta página